Caixa de pesquisa.

Resultados de pesquisa.

Visitas online e Contador de Visitas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Como lidar com ciúmes entre cães

Ter mais de um cão em casa pode ser uma ótima ideia se seu cãozinho estiver solitário ou precisando de mais brincadeiras e animação. Porém, em muitos casos, ter mais de um cão pode se tornar motivo de estresse quando um deles se torna ciumento, tentando controlar recursos e a aproximação do outro cão.

É comum para as pessoas quando estão acariciando e brincando com um cãozinho, parar o carinho no primeiro ao ver o outro cão se aproximando e passar a acariciá-lo. Normalmente tentamos dividir a atenção entre os dois. Mas na visão do primeiro cão, ele está perdendo sua atenção com a chegada do segundo, e faz uma associação negativa com ele. Outra situação comum é, ao dar um petisco para um cão, “dividir” esse alimento com o outro, parando momentaneamente de alimentar o primeiro. Dessa forma, da próxima vez que o outro cão se aproximar, o primeiro pode demonstrar agressividade, rosnando ou latindo, para afastá-lo e manter aquele recurso que ele tanto deseja (carinho, atenção, brinquedo, alimento). Essas são algumas formas de reforçar o comportamento “ciumento” de alguns cães, associando perdas e situações desagradáveis ao outro cão.
Então, como devemos proceder? Sempre, ao notar a aproximação de outro cão, aumente os carinhos, brincadeiras e petiscos para o primeiro cão. Quando o outro animal se afastar, interrompa o carinho no primeiro. Dessa forma, ele desejará a presença de outros cães, pois percebe que quando outros estão por perto ele ganha mais! Associe o outro cão com atividades prazerosas, tentando alimentá-los, sair para passear e dar petisquinhos somente quando estão juntos. Essa associação positiva vai reforçar o bom comportamento e mostrar que você é um ótimo líder, pois consegue suprir as necessidades dos dois ao mesmo tempo! Para cães que já sabem fazer comandos, trabalhe também pedindo esses comandos aos dois cães, lado a lado, e recompense bastante o trabalho em equipe.

Se houver alguma situação de tensão durante essa aproximação, como um rosnado ou latido, é preciso dar uma bronca para interromper o comportamento errado, falando um NÃO e se necessário utilizando uma ferramenta, como um spray de água ou uma lata com moedas.
Estas são algumas orientações sobre como melhorar o convívio entre cães ciumentos, porém se o seu problema é mais grave ou se já ocorreu algum caso de agressividade, é indicado contratar um profissional com experiência em comportamento animal.
Lembre-se: para evitar que essas situações aconteçam em outros casos, é importante sociabilizar muito bem seu cão com o maior número de animais, pessoas e situações possíveis, ensinar comandos de obediência básica e sempre reforçar positivamente os comportamentos adequados, assim seu cãozinho sempre terá ótimas experiências e se tornará um animal tranquilo, sociável e muito amistoso!

Fonte: Blog do meu amigo Pet

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...