Caixa de pesquisa.

Resultados de pesquisa.

Visitas online e Contador de Visitas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alto índice de abandono de animais deixa abrigos do Rio lotados

G1 - Alto índice de abandono de animais deixa abrigos do Rio lotados - notícias em Rio de Janeiro

Saiba como agir ao encontrar um animal abandonado na rua.
Uma solução para evitar o abandono dos animais é a adoção.


O abandono de animais é um problema recorrente no Rio de Janeiro. A presença de cachorros e gatos nas ruas não traz apenas riscos à saúde dos moradores, mas também o perigo de ser atacado por eles. Abrigos espalhados por todo o estado estão lotados e a conscientização é fundamental para reverte esse quadro e beneficiar a todos.

Saiba como adotar um animal abandonado no site da Suipa

O assunto é polêmico e divide a opinião da população: algumas pessoas são a favor de deixar os cachorros vivendo nas ruas, já outras buscam providência para a retirada dos cães. Há ainda aqueles que defendem a castração e a conscientização como o melhor caminho. Muita gente adota e abandona depois.

Para a presidente da Suipa, Isabel Cristina, alguns animais abandonados chegam a receber tratamentos como vacinação, alimentação e castração de grupos, como Protetores Autônomos, formado por pessoas ligadas à diversas sociedades protetoras de animais. Eles encaminham cães e gatos abandonados para abrigos especializados.

Mesmo com os cuidados de voluntários, o índice de abandono é muito alto não só na capital, mas também em várias regiões do estado. Isabel lembra que só na semana passada a Suipa acolheu 47 animais abandonados. Segundo ela, as desculpas são parecidas: custos com tratamento veterinário, falta de tempo para cuidar do bicho e falta de espaço em casa.

Uma outra solução para evitar o abandono dos animais é a adoção. O site da Suipa divulga fotos de animais sem donos e cadastra pessoas interessadas em ter um bicho de estimação. A entidade também recebe doações em dinheiro para ajudar a custear os gastos com os animais.

Veja abaixo algumas dúvidas sobre a adoção de animais abandonados, de acordo com o site da Suipa:

1. A Suipa recolhe animal na rua?
Se a pessoa encontrar um animal visivelmente adoentado, sem condições de se locomover, atropelado ou com sérios ferimentos, ela pode ligar para a Suipa através do telefone 3297-8777, de segunda a sábado, das 08h às 17h horas e domingos e feriados até o meio dia. A solicitação para socorrer aquele animal será anotada e, por ter apenas uma ambulância para atender a todo o estado do Rio de Janeiro, a Suipa pede que as pessoas levem o animal até uma sede mais próxima.

2. O que fazer para ajudar um animal que estiver correndo numa estrada?
Ao encontrar um cão desesperado correndo sem destino na rua e a pessoa estiver dirigindo, ela deverá diminuir sua velocidade, ligar o pisca - alerta para que os outros carros fiquem atentos e buzinar bastante para que o animal possa escutar. Na maior parte das vezes, o animal se assusta e resolve não atravessar entre os carros.

3. Se eu achar um animal na rua, posso levar para a Suipa?
Se a pessoa achar um animal e não tiver um lar para ele, a Suipa irá abrigá-lo mesmo em condições precárias, isto é, falta de espaço e possíveis brigas noturnas. Diariamente os animais abrigados na Suipa têm limpeza, assistência veterinária e alimentação, mas precisam de um lar com pessoas responsáveis que não os abandonem e que não os maltratem. Os funcionários do Setor de Abandono conversam por mais de meia hora com as pessoas que querem abandonar seus melhores amigos.



.

2 comentários:

Eliane Furtado disse...

Já adorei este blog. Fala do riso, da felicidade e de cachorrinhos. amo meus cães. Amo os animais.
obrigada por me seguir.T

Maria Chelli - O Riso é contagiante!!!!!!!! disse...

Eliane, voce é um anjo, amo meus cães tambem, e os animais em geral, e quanto a te seguir, é um prazer, te agradeço tambem por me seguir.
Beijo. Maria Chelli

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...