Caixa de pesquisa.

Resultados de pesquisa.

Visitas online e Contador de Visitas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Jim, o cão maravilha

Eu tive a impressão de estar vendo um filme da Disney quando meu finado pai me contou esta história pela primeira vez. O texto é um pouco extenso, mas se você lograr visualizar a história nem vai sentir a leitura. É sobre Jim, um Setter Irlandês que foi o enigma canino do século XX. Um animal cuja história pode parecer incrível aos pensamentos de qualquer ser racional e cujo espantoso comportamento nunca encontrou explicação. Tão somente um extraordinário presente para seu dono e para os que lhe rodearam.


Jim ganhou sua reputação durante os agitados dias da depressão de 1930, manifestando um insinuado poder para além do entendimento dos mortais, um talento único deste cão que chegou a ser conhecido em todo mundo como Jim, o cão maravilha.
Este puro sangue campeão em Lousiana estava sendo vendido junto a uma ninhada de 7 filhotes a 25 dólares cada um, muito caro para a época. Foi então que Sam Van Arsdale, um camponês apaixonado pela caça, que depois de muito pechinchar levou o cãozinho pela metade do preço. Mas as tentativas de ensinar o cão a caçar pareciam inúteis, enquanto o treinador corria no mato de lá para cá com seus outros 3 cães perdigueiros, Jim jazia na sombra só observando...

- "Sem dúvida me equivoquei, este cão não vale nada..." disse um desconsolado Van Arsdale, certa vez.

No entanto quando foi levado para caçar pela segunda vez e depois de divisar um bando de codornas, se manteve em posição até que a ave recebeu o disparo, que foi posta imediatamente a disposição do Sr. Van Arsdale. Resultou ser um cão de caça maravilhoso sem nenhum adestramento, sabia exatamente onde estava a codorna, e se negava a buscar enquanto não existisse uma abatida. Tudo isto só fez aumentar a fama e o recorde de seu dono, ao redor de 5000 aves que naquela época foi notícia destacada na revista Outdoor Life Magazine, onde destacavam Jim como o maior cão de caça do país.
Apesar de seus fantásticos dotes para a caça, Jim não ficou famoso por isso, senão pelo poder de entender o que as pessoas diziam para ele. Em um dia de calor, Sam dirigiu-se ao cão e disse:

- "Que tal irmos descansar lá debaixo da nogueira?". Ainda que no monte ao lado do sítio havia muitos tipos de árvores Jim adiantou-se e foi direto a seu destino. Surpreso com o que viu, Sam disse a Jim que na verdade iria para debaixo do pé de cedro... abacateiro... avelaneiro... ante a perplexidade de seu dono, Jim foi exatamente para cada uma das árvores indicadas com rapidez e perfeição. O cão compreendia perfeitamente. Este foi o começo das incríveis habilidades de um cão que começava a ser considerado como tremendamente especial.

Quando diziam para que buscasse em um estacionamento lotado por um determinado carro por modelo, cor ou número de placa, seus acertos eram instantâneos, tudo isto poderia estar, mesmo que de forma assombrosa, dentro da lógica de um grande canino com um tremendo instinto e inteligência. Mas realmente o mais extraordinário era seu poder de compreender e assimilar qualquer ordem dirigida em qualquer idioma possível.
Jim adquiriu rapidamente uma reputação nacional, todo mundo estava assombrado, o próprio Van Arsdale sentia curiosidade em saber como seu cão podia agir daquele jeito. Buscando uma resposta, solicitou a realização de testes e exames na Universidade do Missouri, com o cético Dr. AJ Durant, diretor da Escola de Medicina Veterinária. Durant foi assistido pelo Dr. Sherman Dickinson da Escola Superior de Agricultura. E a própria Paramount Motion Picture Corporation estava lá para filmar o evento.

Os testes foram acompanhados por membros do corpo docente e estudantes, bem como os psiquiatras da Universidade de Washington em St. Louis, tudo isso montado em um grande quadrilátero no centro do campus. Para começar, o Dr. Durant fez um exame minucioso e não encontrou nada de anormal ou diferente de qualquer outro cão. Van Arsdale começou:

- "Jim mostre me quem é o professor Dickinson", o cão olhou para as várias pessoas que ali estavam e se encaminhou até próximo ao professor.
Seguidamente um professor perguntou em italiano, sobre uma árvore desenhada na parede; outro em alemão pediu que buscasse uma moça vestida de azul; em espanhol, um homem de bigode negro e em francês um número de placa determinado. Jim respondeu com rapidez e precisão a todas as solicitações. Fez todas as instruções dadas a ele em qualquer língua estrangeira, além de um improvisado código Morse. Inclusive era capaz de predizer o resultado de eventos futuros... realidade ou picaretagem de seu dono?

Durante sete anos consecutivos, mostrou-se uma lista de entradas no Derby de Kentucky, e ele escolheu o ganhador antes da corrida, com a mesma facilidade de um mágico adivinhador. De novo em 1936, pediram a Jim para que predissesse o ganhador da corrida presidencial, os nomes de Roosevelt e Landon foram escritos em pedaços de papel, colocados em chapéus que foram colocados por duas moças. Van Arsdale disse-lhe:

- "Jim, uma das damas carrega o nome do próximo presidente dos Estados Unidos, mostre quem é?". Jim aproximou-se rapidamente de uma das damas, no papel podia ser lido o nome de Roosevelt.
Parecia que Jim sabia de tudo e por esta razão foi assegurado por um valor de 100.000 dólares contra qualquer acidente imprevisto. Van Arsdale negou-se a tirar qualquer vantagem dos poderes do amigo cão, inclusive ofereceram-lhe 665.000 dólares para realizar várias funções no cinema por um ano. Recusou todas as ofertas com esta explicação:

- "Acho que os poderes de Jim estão além de meu entendimento e de qualquer outra pessoa, e não acho certo comercializar este incrível ser".

Jim morreu numa fatídica manhã de 18 de março de 1937, em uma de suas inumeráveis corridas pelas colinas ao oeste do Missouri. Van Arsdale que sempre considerou Jim como um membro da família, tratou de organizar seu enterro no panteão familiar do cemitério de Park Ridge em Marshall, mas as autoridades não permitiram que isto fosse feito. De modo que foi sepultado em um ataúde construído especialmente nas cercanias do cemitério. Ironicamente, o cemitério foi ampliado e a sepultura de Jim está agora dentro de suas fronteiras. Os encarregados asseguram que é a sepultura mais visitada de qualquer outro cemitério.
Jim, o cão maravilha é talvez o único animal enterrado em um cemitério público. Provavelmente nunca tenhamos resposta a esta história cuja explicação lógica é um fenômeno que se encontra além do alcance de nós limitados humanos.
Mais informações sobre Jim podem ser encontradas na página dedicada a ele ou em Road side America ou ainda em Marshall Missouri.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...